Prefeitura realiza a formatura do curso

Tour Histórico Cultural para guias

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 12/11/2019

Prefeitura realiza a formatura do curso de Tour Histórico Cultural para guias e monitores de turismo

A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, realizou na sexta-feira (8), a formatura do curso de “Tour Histórico Cultural” para guias e monitores de turismo no Auditório do Paço Municipal – Perequê.

 

Na ocasião, foram entregues os certificados de conclusão do curso ministrado pela arqueóloga e historiadora Cintia Bendazoli, realizado durante o mês de outubro. Os alunos foram capacitados para realizarem Tuors Históricos Culturais no Centro Histórico, na Fazenda Engenho D’Água e Fazenda da Toca. Os participantes das aulas de turismo histórico são alunos do curso de monitores e guias da Etec e associados do curso de monitores e guias.

 

O projeto se estruturou em duas partes: a primeira capacitou 35 orientadores, monitores e guias, através de aulas teóricas presenciais e aulas de campo ministradas por uma arqueóloga. Na segunda parte, concluída a capacitação, foram ofertados passeios guiados pelos participantes do projeto, gratuitamente, à comunidade e turistas, durante um mês, sempre aos finais de semana e feriados.

 

O turismo histórico tem representado uma das mais amplas estratégias de desenvolvimento sustentável, já que há uma preocupação em aliar planejamento econômico e de infraestrutura à percepção da procura por bens culturais e estilos de vida, buscando preservar os recursos naturais, histórico e culturais para as gerações futuras e desenvolver a economia.

 

Buscando essa aliança que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo desenvolveu o projeto “Tour Histórico Ilhabela”, com o intuito de estruturar roteiros históricos capazes de valorizar a cultura e a história da Ilha.

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, que representou a Prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, explicou da importância de ter pessoas capacitadas com o curso “Com a formação, o profissional poderá atender melhor os visitantes dos pontos históricos, gerando benefícios para si mesmo e ao município”.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo