Prefeito anuncia início do processo

Construção do Centro Caiçara

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 08/05/2019

Prefeito anuncia início do processo para construção do Centro Caiçara da Baía de Castelhanos

Anúncio foi feito durante reunião com a nova diretoria da Associação Amor Castelhanos

 

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou o início do processo para construção do Centro Caiçara da Baía de Castelhanos, na tarde de terça-feira (7), durante reunião com a nova diretoria da Associação Amor Castelhanos, juntamente com a vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza – Gracinha, secretários municipais e equipe técnica da Administração.

 

O complexo, carinhosamente chamado pelo chefe do Executivo de Vila do Caiçara, será composto por posto de saúde, escola municipal, quadra esportiva coberta, espaço comunitário e receptivo turístico, alimentado por energia fotovoltaica, com gerador no caso de falta de energia e sistema de tratamento de efluentes e de esgoto por biodigestores. Uma obra que será executada com toda sustentabilidade, com madeira de reflorestamento certificada; com tijolo e reboco de solocimento e utilização de água de reúso (água de chuva).

 

Na ocasião, o prefeito recebeu a nova diretoria da Associação, presidida pelo empresário Wanderlei Valério dos Santos, o “Alemão”, e expôs algumas das ações já concluídas para a melhoria das Comunidades Tradicionais, assim como obras em execução e processos em andamento.

 

Entre as ações, antigas e importantes reivindicações dos moradores da Baía, além da construção do Centro Caiçara, a instalação, na Praia Mansa, do gerador de gelo (máquina para produção de gelo), com aquisição de gerador de energia sustentável, com capacidade suficiente para abastecer esse maquinário, assim como alimentar a elevatória de esgoto e a escola local.

 

Também foi discutido o andamento da criação de cooperativa que prevê o recebimento dos pescados das comunidades, executando o processo para ‘filetar’, embalar e armazenar o peixe, possibilitando a comercialização, inclusive em atendimento a merenda escolar do município.  

 

Aproveitando a presença da Associação, o prefeito ainda assinou ordem de serviço para início do programa Morar Melhor, que concede ajuda de custo, de até R$10 mil, por meio de um cartão magnético que permite a retirada de materiais nas lojas credenciadas, visando a melhoria das habitações populares em Comunidades Tradicionais, através de reforma.

 

Os representantes de Castelhanos comemoraram o sucesso da reunião. “Realizamos uma reunião muito importante para o futuro da nossa comunidade.  Todas as necessidades e projetos que reivindicamos há mais de dez anos hoje foram prontamente atendidos pelo nosso prefeito de uma forma rápida e prática que nunca antes havíamos visto”, declarou Alemão, presidente da Amor Castelhanos, que fez questão de ressaltar que ao longo desses dois anos nunca deixaram e acreditar no prefeito. “Temos certeza que daqui em diante as coisas vão começar a acontecer na nossa comunidade”, finalizou.

 

Em sua fala o chefe do Executivo destacou estar feliz em estar prefeito e ter a oportunidade de trabalhar por melhorias que podem mudar a vida dos moradores das Comunidades Tradicionais. “Estamos honrando compromisso que assumimos com essas comunidades, levando projetos e executando ações importantes para assegurar ainda mais qualidade de vida à população”, enfatizou Márcio Tenório.

 

Também participaram do encontro os secretários Rogério De Lucca (Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Ana Paula dos Santos da Silva (Educação), Osvaldo Julião (Saúde), Maria Salete Magalhães (Meio Ambiente), Nilce Signorini (Desenvolvimento e Inclusão Social) e Luiz Gustavo de Oliveira (Desenvolvimento Econômico e do Turismo); o presidente da Comissão Técnica das Comunidades Tradicionais (CTCT), o arquiteto Julio Secco; os membros da Associação Amor Castelhanos, Angélica Souza e Arlindo Souza e o consultor de pesca da Associação, Guilhermo Denaro; o consultor técnico Marcos Pineda e funcionários de carreira das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Inclusão Social.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo