Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Grande quantidade de isopor é retirada

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Grande quantidade de isopor é retirada do mar pela Ação Lixo Marinho

Foto: Divulgação / OPL

Equipe percorreu de Norte a Sul da Ilha recolhendo resíduos da costeira e da água

 

O sábado (2), e domingo (3) de Carnaval foi agitado para a equipe da Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa. No lugar do confete e serpentina, passaguá na mão para recolher lixo do mar.

No sábado, a equipe percorreu o lado Norte da Ilha, até a praia do Pacoíba, fazendo a abordagem de embarcações, entregando folders e conscientizando as pessoas sobre o descarte correto do lixo, além de distribuição de sacolas retornáveis ecológicas.

No domingo, a embarcação da Ação Lixo Marinho começou seu trabalho de conscientização e limpeza de superfície e costeira no Sul de Ilhabela, da praia do Veloso ao Cabaraú, e em seguida, seguiu para o Norte, na praia do Jabaquara.

Ao todo, foram retirados 80kg de lixo, em sua maioria um volume impressionante de isopor e plástico. Também foram encontrados uma bateria de carro, colchão, pneus e material de pesca. “Em questão de número, 80kg pode não parecer grande coisa, mas o plástico e o isopor pouco pesam. Mas a quantidade que tiramos do mar e das costeiras desses materiais foram absurdas. Enchemos sacos de lixos e lotamos um barco e a caçamba de uma caminhonete”, explicou o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

Na natureza, o isopor leva em torno de 150 anos para ser degradado. Quando no mar, as pelotas de isopor, que são quimicamente compostas por carbono e hidrogênio, são confundidas com organismos marinhos, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.

Durante a ação para a retirada de lixo da costeira, o que chama a atenção é que entre os resíduos encontrados, muitos estão lá há muito tempo. “Não é fácil chegar até as costeiras para retirar o lixo. Nem sempre a condição do mar ajuda, mas a ação está conseguindo realizar com sucesso o recolhimento dos materiais encontrados entre as pedras”, garante o diretor.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o início da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.

A ação é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KR Turismo.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Melhores Fotos em Ilhabela

  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes
  • Tudoem Mogi das Cruzes

Siga-nos

Voltar ao Topo