Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Sistema biodigestor em escola municipal

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Ilhabela é a primeira cidade da América Latina a contar com sistema biodigestor em escola municipal

O processo piloto da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que contou com a instalação de um biodigestor na E.M. Paulo Renato Costa Souza, no bairro da Barra Velha, já começou a funcionar.

Segundo Leandro Toledano, representante da empresa HomeBiogas, a escola ilhéu é a primeira instituição de ensino, da rede pública, a utilizar o sistema na América Latina.

O sistema, com duração de aproximadamente 10 anos, iniciou a produção de gás no início deste mês. Nele, 10kg de alimento e resíduos da escola podem ser despejados diariamente, diminuindo o descarte de lixo e sendo utilizado como gás de cozinha.

O objetivo da pasta é obter mais três ou quatro biodigestores para transformar todo o lixo do local em gás metano, que entre diversos benefícios, poupará a compra de botijões para cozinhar. Além de ainda gerar biofertilizantes, o equipamento é uma solução para melhoria do saneamento e diminuição da produção de resíduos. A ação também integra as atividades do programa municipal “Verde Azul”.

“Nós trabalhamos nas escolas projetos pioneiros. Nossa cidade é pioneira nas iniciativas de Educação Ambiental ao vivo, em parceria com a Secretaria de Educação, que significam que as composteiras, as caixas coletoras de bitucas, o biodigestor e todas as oficinas oferecidas para os alunos e professores, são ferramentas para nos ajudar no ensino, para que possamos oferecer aulas vivas de física, química e biologia. Estas são iniciativas de referência para que o aluno participe, envolva-se com o processo, entenda o que é o gás e o biodigestor, e vivencie o que é o resíduo, a importância de tratá-los de forma correta, e no que ele pode se transformar, como adubo, gás e energia elétrica”, explicou a secretária de Meio de Ambiente, Maria Salete Magalhães.

HomeBiogas

É um biodigestor que transforma alimentos orgânicos em biogás e fertilizante orgânico líquido. O sistema promove a utilização do biogás para cozinhar em um fogão, enviado junto com o equipamento, assim como o uso do fertilizante para irrigação natural de hortas e áreas verdes.

A biodigestão, em pequena escala, é um processo milenar que, quando executada com segurança e eficiência, é capaz de mudar a percepção de pessoas sobre a geração e destinação do lixo orgânico.

Cada sistema promove o tratamento local de até uma tonelada por ano de lixo orgânico e ajuda a reduzir o efeito estufa, deixando de emitir seis toneladas por ano de gases prejudiciais à camada de ozônio.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela Carinho por nossa gente, orgulho da nossa terra.

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo