“Programa Mais Alfabetização”

Ilhabela realiza formação

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 08/08/2018

Ilhabela realiza formação sobre o “Programa Mais Alfabetização”

Ler e escrever é algo muito sério.  A escrita e a leitura fazem parte das tarefas mais simples do dia a dia, como pegar um ônibus ou comprar um produto no supermercado. Por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na sexta-feira (3), uma formação voltada aos diretores de escola no âmbito do Programa Mais Alfabetização.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação e objetiva fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental. “Uma das nossas metas do plano de governo é a de erradicar o analfabetismo de jovens e adultos em nosso município. Independentemente da idade, cada um tem uma história de vida, que muitas vezes não consta o ingresso na escola. Cabe a nós, como Governo, proporcionar à essas pessoas, possibilidades de aprendizado e de alfabetização”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

No Programa Mais Alfabetização, as escolas municipais recebem um ‘assistente de alfabetização’, que auxilia o trabalho do professor da sala de aula regular, realizando atividades pedagógicas diversas durante cinco horas semanais por turma.

Segundo a diretora pedagógica do ensino fundamental I, Valéria Lorena Lazzaro, apoiar as escolas em iniciativas como essa é ferramenta fundamental para o alcance das metas nacionais de alfabetização, e para a melhoria dos resultados na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). “Inclusive, o Programa cumpre a determinação da Base Nacional Curricular Comum, BNCC, quando diz que, nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização”.

O “Mais Alfabetização” é apoiado por outros programas do Governo Federal como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o qual fornece recursos para a contratação dos assistentes de alfabetização e para o investimento na compra de materiais específicos.

A coordenadora estratégica do programa, professora Lilian Nogueira, disse que o “Mais Alfabetização” fortalece a autonomia das escolas na gestão pedagógica e financeira, estimulando seu protagonismo, e também da Secretaria Municipal de Educação na formação continuada, seja dos professores ou equipe de gestão escolar.

“O Programa é uma ferramenta fabulosa para diagnosticar onde o professor precisa dar mais ênfase para que seus alunos avancem na alfabetização. Ele aponta precisamente as habilidades que os alunos ainda não atingiram e oferece suporte para que isso aconteça, com assistentes em sala de aula e com a tecnologia de forma clara e objetiva”, relatou a professora Maria Rosa Simões, diretora da escola Maria Thereza de Freitas Vidal.

“O programa também privilegiará a melhoria da prática dos professores, oportunizando aos alunos a apropriação do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita em práticas diversificadas de letramento”, concluiu a professora Valéria Lorena.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo