Prorrogação da campanha contra Influenza

Segue até a próxima sexta-feira (22)

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 20/06/2018

Prefeitura de Ilhabela adere à prorrogação da campanha contra Influenza

As gripes causadas pelos vírus Influenza A (H1N1e H3N2) e Influenza B têm consequências severas à saúde, podendo até mesmo levar à morte

 

A campanha vacinal contra a Influenza foi prorrogada mais uma vez pelo Ministério da Saúde, e segue até a próxima sexta-feira (22). A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à prorrogação, assim como outras cidades, por não atingir a meta de 90% de vacinas em cada grupo de risco.

O grupo menos vacinado ainda é o das crianças de seis meses a menores de cinco anos, que atingiu apenas 36,15%, menos da metade estipulado. “As crianças dessa faixa etária, podem contrair a gripe facilmente. Em nosso município, por exemplo, a maioria passa o dia nas creches, e mesmo com todo o cuidado da direção, professores e API’s, o vírus se espalha fácil e rapidamente entre elas. Em nosso sistema temos cadastradas 2.050 crianças, e apenas 741 receberam a vacina”, disse o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.

Entre o grupo das gestantes a adesão também não é satisfatória. Desde o início da campanha apenas 68,89%, procuraram as UBS’s. “As gestantes precisam se conscientizar, da importância dessa vacina tanto para ela quanto para o bebê que está para nascer. São duas vidas que correm risco e a vacinação é a única atitude que os deixarão protegidos e seguros contra os vírus da Influenza A (H1N1e H3N2) e Influenza B, que podem agravar o estado de saúde e levar a óbito mãe e filho”, alertou Barboni.

Há alguns mitos em torno da vacina, entre eles, o contágio da gripe após a aplicação da mesma. Em relação a essa questão, a coordenadora nacional de imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explica que não se pega gripe por causa da vacina. “É um vírus inativado (morto). Geralmente depois de tomar a vacina ela demora 15 dias para proteger. Nesse meio tempo a pessoa pode ter contato com esses vírus que estão na vacina, e o vírus vai ser mais rápido do que a criação de anticorpos, então você vai ficar gripado, mas não pelo vírus e sim por ter contato com ele”.

A vacina é encontrada em todas as UBS’s do município, que sempre contam com profissionais capacitados para esclarecer todas dúvidas.

 

Serviços: Para se obter informações pode-se acessar, também, o site do Ministério da Saúde http://portalms.saude.gov.br.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo